Onde fica...
Escola Politécnica da UFBa
TECLIM (DEA, 4º andar)
Rua Aristides Novis,02 - Federação.
Salvador, Bahia
Tel.: 71 3283-9797

Youtube TECLIM

Visite também

Estatística
3530 visitas este mes
31123 visitas este ano
1132165 visitas desde 2000

PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO
ESPECIALIZAÇÃO
Confira os trabalhos publicados pelos alunos que já passaram por aqui

27/05/2011 - ÁGUA EM PAUTA NA REFINARIA

Água em pauta

Projeto prevê redução no consumo de água na Refinaria

Está em andamento na Refinaria Landulpho Alves o projeto “Uso Racional de Água”. Formatado e implantado pelas áreas de Meio Ambiente (SMS/MA) e Transferência e Estocagem (TEU), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o projeto entra na sua segunda etapa focado no detalhamento das correntes hídricas de cada Unidade e no estudo das oportunidades de redução do consumo de água.

Os resultados da primeira etapa do projeto foram apresentados no dia 04 de maio, em reunião com o gerente geral da refinaria, Claudio Pimentel, com o GGA Júlio Furukawa, representantes da UFBA, além das áreas de SMS/MA, Águas e Efluentes (TEU/AE) e Otimização de Processos (OT/OP).

Com o funcionamento das novas unidades, nesta segunda etapa, que tem duração prevista de 18 meses, o projeto prevê a revisão do balanço hídrico global da RLAM e o balanço detalhado da U-52 – que foram realizados na primeira fase -, além de dar continuidade à realização do balanço hídrico detalhado para as demais unidades de processo, a fim de planejar mais ações que reduzam o consumo de água na Refinaria.

O Projeto “Uso Racional da Água” tem como meta, após todas ações serem implantadas nas áreas industriais e administrativas, reduzir em até 30% o consumo geral de água na RLAM.

Rede de Tecnologias Limpas - TECLIM