Biblioteca
Confira o nosso acervo on-line acesse já a nossa biblioteca.
Onde fica...
Escola Politécnica da UFBa
TECLIM (DEA, 4º andar)
Rua Aristides Novis,02 - Federação.
CEP 40210-630
Salvador, Bahia
Tel.: 71 3283-9892 / 71 3283-9798/
71 99628-0245
informatica@teclim.ufba.br

Youtube TECLIM

Visite também
WEB CONFERENCIA TECLIM






Estatística
1788 visitas este mes
35224 visitas este ano
987887 visitas desde 2000


PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO
ESPECIALIZAÇÃO
Confira os trabalhos publicados pelos alunos que já passaram por aqui

APRESENTAÇÃO

A Rede de Tecnologias Limpas - TECLIM existe com o intuito de estabelecer e dinamizar cooperação interinstitucional para realização de estudos e experiências no sentido de ampliar e aprofundar o conceito de tecnologias limpas na prática produtiva em geral e mais especificamente na produção industrial, assim como, simultaneamente, iniciar o desenvolvimento de ações que as tornem realidade. A consecução deste objetivo requer uma ação abrangente e articulada entre os diversos atores envolvidos: organizações em geral, setor industrial, órgãos governamentais e o setor educacional, particularmente a Universidade Federal da Bahia. O próprio caráter da proposta exige uma intensa ação interdisciplinar.

A implementação da mudança do conceito de fim-de-tubo para produção limpa vem acontecendo de forma gradativa, respeitando sempre as necessidades, as limitações tecnológicas e os próprios recursos naturais. A mudança do paradigma do controle da poluição a partir de ações remediativas e de fim de tubo, para atitudes preventivas, proativas e integradas se constitui num requisito básico para o desenvolvimento sustentável e para a inserção da nossa indústria nas novas condições de competitividade.

É neste sentido que o Teclim vem articulando diversas organizações públicas e privadas; dos setores produtivos, pesquisa e desenvolvimento, educação e capacitação, e regulamentação ambiental para elevar o pensamento ambiental na direção da solução dos problemas na fonte. Isto é, privilegiar as medidas de prevenção da poluição e minimização de resíduos àquelas que apenas visam transformar os resíduos gerados para facilitar a sua disposição no meio ambiente.

Contudo, dirigir as soluções para as causas geradoras de resíduos, isoladamente, em cada empresa ou instituição, não parece suficiente para reverter o ritmo de degradação do meio ambiente.

A busca por maior eco-eficiência ou uma maior produtividade no uso dos recursos naturais, da sociedade como um todo, extrapola os esforços individuais de pessoas e instituições. É necessário identificar articulações ao longo da cadeia produtiva e entre setores produtivos. Isto agrega novos graus de liberdade ao complexo problema de minimizar os resíduos gerados maximizando ganhos econômicos.

 
PROJETOS