Confira o nosso acervo on-line acesse já a nossa biblioteca.
Onde fica...
Escola Politécnica da UFBa
TECLIM (DEA, 4º andar)
Rua Aristides Novis,02 - Federação.
Salvador, Bahia
Tel.: 71 3283-9892 / 71 3283-9798/
informatica@teclim.ufba.br

Youtube TECLIM

Visite também
WEB CONFERENCIA TECLIM

Estatística
2271 visitas este mes
22709 visitas este ano
975372 visitas desde 2000

PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO
ESPECIALIZAÇÃO
Confira os trabalhos publicados pelos alunos que já passaram por aqui

09/03/2017 - Programa Aguapura

O conhecimento do consumo que praticamos, não só de água, como de energia e outros recursos, é essencial para o desenvolvimento de modos de vida mais sustentáveis. Este conhecimento se constitui em importante fator para a racionalização do seu uso permitindo tanto ganhos ambientais como econômicos.

O Programa AGUAPURA da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem por objetivo estimular este conhecimento facilitando o acompanhamento do consumo de água dia a dia.

Para tanto, desenvolvemos e utilizamos este sistema, AGUAPURA VIANET, que vem sendo utilizado por dezenas de usuários para acompanhar o seu consumo de água há mais de 12 anos. Ele permite que todos os usuários de uma unidade possam acompanhar o seu consumo de água diariamente. Desta forma eles podem identificar rapidamente o seu consumo efetivo e os eventos que provocam desperdícios e perdas, permitindo economias significativas.

Na UFBA ele vem sendo utilizado desde 2004. Neste período a Universidade reduziu seu consumo per-cápita de 30 para 18 litros por dia. Acompanhado de medidas básicas de manutenção iniciadas em 2001, este consumo foi reduzido de 42 L para 18 L por pessoa por dia.

O consumo de água depende de componentes comportamentais, gerenciais e tecnológicos. Desta forma, para estimular uma maior participação das Unidades, em setembro de 2016 o AGUAPURA iniciou um programa de visitas, visando pactuar uma responsabilidade compartilhada na busca de um desempenho ambientalmente mais responsável.

Nas visitas estão sendo negociadas metas para redução do consumo de água atreladas a compromissos das instâncias envolvidas. Cada Unidade constitui um grupo, ECOTIME, para coordenar as ações no seu âmbito.

Até o momento já foram visitadas 13 Unidades e pactuadas metas de redução de consumo em 10 (tabela a seguir). Outras 3 Unidades foram visitadas, e estabelecidas ações para regularização de problemas que contribuem para o desperdício de água, para posterior negociação da meta, são elas: Reitoria, PAF I, III, IV, V e VI/Cantina PAF, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia/Cantina.

As visitas continuam sendo agendadas, aguarde nosso contato.

Para maiores informações sobre o Programa Aguapura consulte o nosso site http://www.teclim.ufba.br/web/aguapura/.

Rede de Tecnologias Limpas - TECLIM