Biblioteca
Confira o nosso acervo on-line acesse já a nossa biblioteca.
Onde fica...
Escola Politécnica da UFBa
TECLIM (DEA, 4º andar)
Rua Aristides Novis,02 - Federação.
CEP 40210-630
Salvador, Bahia
Tel.: 71 3283-9892 / 71 3283-9798/
71 99628-0245
informatica@teclim.ufba.br

Youtube TECLIM

Visite também
WEB CONFERENCIA TECLIM






Estatística
3443 visitas este mes
16361 visitas este ano
969024 visitas desde 2000


PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO
ESPECIALIZAÇÃO
Confira os trabalhos publicados pelos alunos que já passaram por aqui

Publicações do TECLIM

Autoclavação como forma eficaz de inativação de micro-organismos em bolsas de sangue soropositivo



Na sequencia, descrevem-se detalhadamente os aspectos metodológicos, incluindo as estratégias, tecnologias e técnicas empregadas para responder a questão condutora da investigação.
Os resultados são mostrados sob a forma de tabelas, figuras e quadros de forma compreensiva.
Finalmente, são apresentadas as conclusões e as recomendações. Além disso, os apêndices trazem informações complementares sobre a investigação. Esperamos que este material esclareça as dúvidas ainda existentes e que possibilite a consolidação do desenvolvimento tecnológico da Hemorrede e do Sistema Único de Saúde.

 

Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados

Esta publicação constitui um produto de divulgação procedente do Relatório Final do projeto “Autoclavação de Bolsas de Sangue”, com concepção e elaboração da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados. Evidenciada pela necessidade de comprovar cientificamente a eficácia da inativação de bolsas de sangue descartadas, por meio do processo de autoclavação, a referida pesquisa foi realizada pela Universidade Federal da Bahia, com acompanhamento da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados e com pesquisa de campo na Fundação HEMOBA.
Dirigida aos técnicos dos serviços de hematologia e hemoterapia, a publicação responde, de forma rigorosamente científica, a indagação: A autoclavação é uma estratégia eficaz para inativar micro-organismos em bolsas de sangue soropositivo?
Bolsas de sangue descartadas constituem um tipo especial de resíduo, pois trata-se de massa orgânica líquida, encapsulada em bolsa plástica selada. Por essa característica, o vapor úmido, elemento de transmissão de calor das autoclaves, não incide diretamente sobre o microorganismo que se quer inativar.
Após os experimentos realizados, verificou-se que para alcançar a eficácia na inativação  de micro-organismos em bolsas de sangue, com o processo de autoclavação, faz-se necessário agregar alguns procedimentos operacionais, que estarão explicitados no decorrer do trabalho. Verificou-se, ainda, que com alguns procedimentos adicionais, também descritos a seguir, este processo pode tornar-se eficiente, otimizando a relação custo benefício.
A divulgação mais ampla desse material está em consonância com as diretrizes da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados – CGSH em disponibilizar aos profissionais dos Serviços informações para que conheçam os fundamentos técnico-científicos das práticas desenvolvidas cotidianamente, garantindo, assim, a saúde ocupacional, da população e a preservação do meio ambiente.
Apresentado, na sequência clássica (IMRD), são mostrados os componentes de forma detalhada: Na Introdução, justifica-se o desenvolvimento da investigação a partir de uma dúvida gerada sobre a eficácia da autoclavação, na inativação de micro-organismos em bolsas de sangue. Na problematização da questão, são levantados aspectos relevantes para realização dos experimentos. Posteriormente, os objetivos são apresentados de modo claro e preciso e os fundamentos científicos da autoclavação são descritos.

Versão para download.




GESTÃO AMBIENTAL: ecoeficiência e produção mais limpa nas práticas da hemorrede pública nacional



A Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH), em consonância com os princípios que envolvem a sustentabilidade ambiental, está empenhada em assessorar tecnicamente a hemorrede pública nacional e, nesse sentido, vem desenvolvendo,por meio de instituições de ensino, cursos sobre Gestão Ambiental.

Em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e a Rede de Tecnologias Limpas (TECLIM) da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), promoveu, entre março de 2012 e agosto de 2013, em Salvador (BA), o Curso de Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase em Produção Mais Limpa para a Hemorrede Pública Nacional. Destinado a profissionais de nível superior vinculados à área de gestão ambiental e gerenciamento de resíduos na CGSH e em serviços da Hemorrede Pública Nacional, o curso investiu na ampliação da capacidade gerencial dos hemocentros para implementar modelos de Gestão Ambiental para aumentar a ecoeficiência de suas atividades.

Este livro apresenta os 13 artigos elaborados pelos alunos para conclusão do referido curso. A temática é abrangente e foi sistematizada em cinco áreas: práticas de Produção mais Limpa em hemocentros; gestão de processo para redução de perdas de hemocomponentes; racionalização do uso de água; arquitetura e ecoeficiência; e análise de risco.

Ao tornar pública a produção intelectual dos alunos, pretende-se compartilhar não só os problemas evidenciados na área de Gestão Ambiental dos serviços vinculados à Hemorrede Pública Nacional, mas também o elenco de soluções apresentadas para superação desses problemas, envolvendo melhores resultados e menor custo. Nesse sentido, implementa-se a Política Nacional de Sangue e Hemoderivados de modo sustentável, protegendo-se o meio ambiente.

 

Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados – DAHU/SAS/MS

Versão para download.




PRATA DA CASA - Construindo Produção Limpa na Bahia



O livro contém 29 artigos agrupados nos temas: Fundamentos da Produção Limpa; Indicadores Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável; Gestão Ambiental com Foco na Produção Limpa; Racionalização do Uso de Água e Energia na Indústria; Produção Limpa na Indústria e Ecologia Industrial; Práticas de Produção Limpa em Serviços Públicos; Racionalização e Reuso de Água Intradomiciliar; Produção Limpa na Construção e Estratégias de Desenvolvimento Sustentável com Envolvimento da Comunidade.

Organizador :

Asher Kiperstok

O coordenador dessa obra, por várias vezes, se confunde em seus ideais, crenças e objetivos, imbuído dos melhores propósitos para a conservação e preservação dos recursos naturais e meio ambiente como via principal de manutenção da vida na Terra.

Pesquisador ativo, desde o início de sua vida acadêmica vem investindo em estudos de tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, concomitante ao compromisso de envolver a sociedade quanto a utilizar de forma responsável e criteriosa os recursos naturais existentes.

Assim pensando, Kiperstok, criou em 1997, juntamente com demais pessoas, além de empresas que comungavam as mesmas idéias, a Rede de Tecnologias Limpas e Minimização de Resíduos - TECLIM, na qual exerce a função de coordenador. Desde então, essa equipe vem se consolidando como um grupo de pesquisa atuante e consciente do seu papel junto à Sociedade, interna e externamente.

Nos anos de 1998 e 2002, respectivamente, implantou os Cursos de Especialização e Mestrado Profissional em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais no Processo Produtivo - Ênfase em Produção Limpa, com a participação de professores e profissionais comprometidos com as demandas ecológicas voltadas à preservação ambiental.

É nesse cenário que nasce o livro PRATA DA CASA: construindo produção limpa na Bahia, uma obra que reúne experiências e projetos de pesquisas desenvolvidos em organizações baianas, principalmente por alunos, professores, profissionais e pesquisadores da Rede TECLIM / UFBA.

(Edição ESGOTADA !)




Prevenção da Poluição



Autor(es) :

Asher Kiperstok;Arinda Coelho;Ednildo Andrade Torres;Clarissa Campos Meira;Sean Patrick Bradley;Marc Rosen;

O livro Prevenção da Poluição foi lançado no dia 4 de Agosto de 2003 no SENAI/CETIND e tem como foco a relevância da tecnologia e da gestão ambiental no processo de prevenção à poluição. No livro são abordados a dimensão do desafio ambiental, questionamentos das práticas de controle da poluição, revisão dos principais problemas ambientais, identificação de agentes poluidores e minimização da sua geração. Além disso, o livro apresenta o processo de evolução das práticas de prevenção da poluição no Brasil e a metodologia de Produção Mais Limpa. Há a discussão para fora do processo produtivo, mostrando a necessidade de se considerar os impactos ambientais associados a todo ciclo de vida dos produtos e processos. Os autores associam a questão energética aos impactos ambientais provocados, concluindo sobre a viabilidade das alternativas apresentadas para reduzir a poluição.

Versão para download.




Sustentabilidade Empresarial - Guia de Práticas Economicas, Ambientais e Sociais



Autor(es) :

João Salvador Furtado

"Este livro continuaria sendo uma apostila se não fosse o patrocínio da Braskem S/A, do apoio técnico do Programa de Tecnologias Limpas e Minimização de Resíduos - Teclim/ Universidade Federal da Bahia através do projeto Prata da Casa: construindo podução limpa na Bahia; do Núcleo de Estudos Avançados do Meio Ambiente-Neama/ Centro de Recursos Ambientais-CRA e a dedicação de Mário Pino, Angela Teixeira, Rosana Cabral Zucolo, Lilian Reichert, Gabriel dos Anjos e Tássia Novaes."


(Edição ESGOTADA !)




Para adquirir o livro Sustentabilidade Empresarial, entre em contato com : suzete@teclim.ufba.br

Dados da conta para depósito :
Fundação Escola Politécnica da Bahia - FEP
CNPJ: 15.255.367/0001-23
Banco Bradesco
C/C 5008-3
Agência 2210-1

 

 

 

Inovação e Meio Ambiente - Elementos para o Desenvolvimento Sustentável na Bahia.



Além de artigos do coordenador Asher Kiperstok, o livro reúne pesquisas dos seguintes colaboradores: Severino Agra Filho (Escola Politécnica da Ufba); José Célio Andrade (Escola de Administração da Ufba); Edmundo Figueroa (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI) e Dora Costa (Sebrae/Ba).

Autor(es) :

Asher Kiperstok;Severino Agra Filho;José Célio Andrade;Edmundo Figueroa;Dora Parente Costa;

O livro "Inovação e Meio Ambiente - Elementos para o Desenvolvimento Sustentável na Bahia", editado pelo Núcleo de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Neama) e UFBa foi lançado na VI Bienal do Livro em Salvador no dia 22 de Agosto às 17h. O evento ocorreu no Centro de Convenções da Bahia do dia 15 ao dia 24 de Agosto. A obra reúne artigos de diversos pesquisadores sobre alternativas para o desenvolvimento de políticas públicas e práticas de inovação ambiental, organizados pelo professor Asher Kiperstok, PhD em Engenharia Ambiental, coordenador da Rede de Tecnologias Limpas da Bahia e do Mestrado Profissionalizante em Produção Limpa da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A regulamentação ambiental exigente mas, ao mesmo tempo, flexível, de forma a pressionar os agentes produtivos na busca de uma maior eco-eficiência, aliando ganhos ambientais e econômicos é um dos pontos defendidos no livro. O livro defende também um papel de destaque para os instrumentos de regulação, mas garante que "um ambiente de estabilidade econômica e uma legislação clara e estável acabam exercendo um papel da maior importância para a inovação ambiental. Com tecnologias eficientes há ganhos econômicos e ambientais, para o conjunto da sociedade", assegura Asher.

Versão para download.




Untitled Document




Rede de Tecnologias Limpas - TECLIM
Todos os direitos reservados

PROJETOS