Negociação de metas para redução do consumo de água na UFBA
Data publicação: 02/08/2016

 

O Programa AGUAPURA vem sendo utilizado desde 2004. Neste período a Universidade reduziu seu consumo per-cápita de 40 para 18 litros/pessoa.dia. Acompanhado de medidas básicas de manutenção iniciadas em 2001, este consumo foi reduzido de 42 L para 18 L por pessoa por dia.

O consumo de água depende de componentes comportamentais, gerenciais e tecnológicos. Desta forma, para estimular uma maior participação das Unidades, em setembro de 2016 o AGUAPURA iniciou um programa de visitas, visando pactuar uma responsabilidade compartilhada na busca de um desempenho ambientalmente mais responsável.

Nas visitas estão sendo negociadas metas para redução do consumo de água atreladas a compromissos das instâncias envolvidas. Cada Unidade constitui um grupo, ECOTIME, para coordenar as ações no seu âmbito.

Até o momento já foram visitadas 13 Unidades e pactuadas metas de redução de consumo em 10 (tabela a seguir). Outras 3 Unidades foram visitadas, e estabelecidas ações para regularização de problemas que contribuem para o desperdício de água, para posterior negociação da meta, são elas: Reitoria, PAF I, III, IV, V e VI/Cantina PAF, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia/Cantina.

As visitas continuam sendo agendadas, aguarde nosso contato.

Para maiores informações sobre o Programa Aguapura consulte o nosso site http://www.teclim.ufba.br/web/aguapura/.